Mateus 9:17
Outro dia li um livro que falava sobre esta passagem, mais o autor aplicou de outra maneira. Aquela mensagem ficou martelando em minha mente e comecei a pensar na questão de vinho novo... odres velhos. Analisei algumas coisas e percebi que precisava de odres novos. Às vezes a gente pensa que as coisas de Deus cabem nas coisas velhas.
Naquela época o vinho não era mantido em garrafas de vidro, mais em odres de couro de cabra que tinham as extremidades costuradas.
O vinho novo tinha seu volume aumentado após a fermentação, dilatando o odre.Se o vinho novo fosse despejado nesse mesmo recipiente , o couro esticado se rompia o vinho novo portanto, deve ser depositado em odres nossos. Analisemos então:
• HABITOS ANTIGOS ( odres velhos)
Vinho novo dentro de odres velhos.O vinho se perde.
ODRE VELHO – ESTRUTURA VELHA – SEM ELASTICIDADE
Se Deus desse uma unção sobre uma pessoa que ainda está vivendo como odre velho – a unção se perderia e a pessoa correria o risco de se perder. Logo,sem resultados resultaria a ,frustrações.Na maioria das vezes não abrimos espaço para Deus trabalhar. é necessário que os velhos odres sejam jogados fora, é necessário a troca dos odres, talvez do que você e eu precisamos é de libertação. Faça uma analise em você mesmo o que tem sido seu odre velho? O que você precisa jogar fora?Talvez magoas,fofocas, jugos pesados, um amor que ocupa um lugar que não é pra se ocupar.Aprenda, ninguem vive de passado, e quem o vive é museu!
Quando a estrutura se rompe não adianta fazer remendos, e quantas e quantas vezes fazemos remendos naquilo que não é para ser remendado, vezes limitamos o agir de Deus em nossas vidas quando o que precisamos é dar a ele a liberdade q ele precisa pra fazer o que precisamos e só Ele sabe o que é melhor.Deus não gosta de remendos, já parou para pensar nessa passagem? Ele quer dar vinho novo, mais para isso é preciso ter odres novos!
“Deus fez, Deus trabalhou, Deus lapidou, Deus usou, Deus ornamentou, mas aquela unção venceu o prazo, esgotou, Deus tem uma nova unção para você. Deus tem um novo vinho para você, mas não se pode por vinho o vinho novo com o vinho velho, primeiro tem que se esvaziar o velho e neste processo você se sente vazio, oco, sem sentido”, e é ai que precisamos nos esvaziar, é ai que entra o processo de mudança.
A mudança significa purificar o seu coração de qualquer coisa que não pode coexistir com Cristo.Não se pode colocar sua vida nova dentro da vida velha.As coisas velhas já passaram eis que tudo novo se fez.
Muitas vezes perdemos o melhor de Deus, ou não o enxergamos pq o vinho está misturado.
Não adianta tentar remendar o odre,se fizermos por nós mesmos e ainda teimarmos sempre teremos fracassos.
VINHO NOVO É PRA ODRES NOVOS!